quinta-feira, 23 de junho de 2011

terça-feira, 21 de junho de 2011

Costura para os mais novos



Durante longos séculos, a criança não foi reconhecida na sociedade como um ser diferente do adulto. Segundo Philippe Ariès, esta perspectiva alterou-se sensivelmente após o séc. XVII. Desde então, a evolução da criança foi bastante acentuada, essencialmente após a II Guerra Mundial, quando as famílias tornaram-se estáveis financeiramente e o número de filhos por casal aumentou, gerando o Baby Boom (número elevado de Natalidade). Com isto, os profissionais do Marketing viraram as suas estratégias para o público infantil de forma a captar a sua a tenção desde muito cedo, para obter um consumidor de hoje, de influência e de Futuro. 

O vestuário Infantil também sofreu alterações. Até ao séc. XVII, os trajes infantis assemelhavam-se ao dos adultos (tecidos grosseiros, modelagens sem liberdade de movimentos, etc) o que impossibilitava a criança de praticar actividades físicas. Com a evolução da mentalidade da sociedade, também o vestuário evoluiu, as roupas infantis passaram a ser fabricadas com tecidos mais leves, modelagens mais soltas e cores claras. Contudo, nos dias de hoje é notório um "regresso ao passado". Com a exposição da criança ao Marketing, esta interioriza os valores propostos pela publicidade. A criança acredita que para ter amigos tem que ser bonita, magra, ter uns ténis da Nike, um Ipod, entre outras coisas...Os objectos passaram a ter valor simbólico e não funcional. Cada vez mais cedo as crianças procuram ser adultos, e por isso, a roupa infantil do séc. XXI imita deliberadamente a dos adultos (por isso o "regresso ao passado": exactamente como no séc. XVII, com o pequeno pormenor de que hoje as crianças querem ser iguais aos adultos). 

Este é um assunto que dá muito que falar e não é possivel escrever tudo o que investiguei, mas de vez enquanto vou publicando mais sobre a questão. Foi só mesmo uma pequena introdução histórica sobre a evolução da criança no mercado de consumo e a adaptação do Vestuário Infantil. :) Espero não ter sido cansativo, mas é sempre bom um conhecimento extra...hehehe

Deixo-vos com quatro links dedicados ao vestuário infantil (foto)
     ♥